A Defesa Civil de Ji-Paraná emitiu um novo alerta sobre o risco de enchentes no município. Agora, a sinalização é da cor vermelha, com o nível do rio Machado superando os 11 metros de profundidade, de acordo com o monitoramento em tempo real realizado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA).
A Prefeitura de Ji-Paraná, por meio das equipes da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp), está de prontidão para realizar o resgate da população em situação de risco.
O socorro dos moradores pode ser solicitado por meio do Disque 193, número de emergência do Corpo de Bombeiro Militar.
Nesta quinta-feira (10), as águas do Machado marcavam 11,06 metros, com o rio subindo mais de 30 centímetros em menos de 24 horas.
A coordenadora da Defesa Civil de Ji-Paraná, Meire Zanettin Moura, informou que cerca de 30 famílias deixaram as casas por conta própria.
“Essa é a terceira enchente que tivemos neste ano, com mais uma vez as águas superando a casa dos 11 metros de profundidade. A população que mora às margens dos rios Machado e Urupá acabam se acostumando com a situação e deixam as casas assim que as águas começam a subir”, explicou Meire.
Caso haja necessidade, a população poderá solicitar o resgate, realizado em parceria com os servidores da Semosp e as equipes do Corpo de Bombeiros.
A Secretaria Municipal de Assistência Social e Família (Semasf) também está preparada para receber as famílias desabrigadas, em um abrigo montado no Ginásio Adão Valdir Lamota, no 2º distrito.
Cadastre seu email e receba nossos informativos e promoções de nossos parceiros.